Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15906
Título: Das necessidades às competências: demandas do mercado de trabalho no contexto do “saber fazer” arquivístico
Autor(es): Soares, João Paulo do Nascimento
Palavras-chave: Competências de arquivistas
Habilidades de arquivistas
Mercado de Trabalho
Data do documento: 2-Set-2013
Resumo: Diante de um contexto de globalização nos ambientes corporativos e institucionais, surge o profissional empreendedor gestor da informação arquivística para melhorar e dar prosseguimento a essas mudanças de paradigmas no contexto do “saber fazer” arquivístico. Dessa forma, analisamos as competências e habilidades dos Arquivistas das Concessionárias de Motos Motomar e Novo Rumo frente às novas demandas do mercado de trabalho concernentes aos processos informacionais. Utilizamos uma Metodologia de Pesquisa bibliográfica e qualitativa de natureza aplicada, que, de acordo com seus objetivos, situa-se como estudo de caso, empregou como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado dividido em três seções. Os resultados apontam que, às vezes, os Arquivistas se sentiam incentivados pela instituição a estudar e a buscar mais qualificação e se os Arquivistas sentiam dificuldades para inovar as práticas arquivísticas no setor onde trabalha; o respondente A1 disse que tinha dificuldade em inovar as práticas arquivísticas onde trabalha, enquanto o respondente A2 disse que não tinha dificuldades em inovar práticas arquivísticas. Concluímos, portanto, que o profissional Arquivista tem desempenhado suas atividades cada vez mais nas instituições privadas, quebrando esse paradigma referente aos espaços riquíssimos preenchidos pelos gestores empreendedores da informação arquivística, para com isso, permitir tomada de decisões pertinentes aos ambientes laborais.
Descrição: SOARES, J. P. do N. Das necessidades às competências: demandas do mercado de trabalho no contexto do “saber fazer” arquivístico. 2013. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15906
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo do Nascimento Soares.pdfJoão Paulo do Nascimento Soares14.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.