Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15938
Título: O acesso a informação como prática gerencial: um estudo no 2º comando regional de bombeiro militar
Autor(es): Silva, Derik Harisson Leite da
Palavras-chave: Usuários internos
Servidor público
Informação financeira
Adminstração pública gerencial
Data do documento: 17-Mar-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este estudo pretende identificar o perfil dos usuários internos (servidores públicos) quanto ao acesso às informações financeiras do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar – 2º CRBM diante do entendimento de que os servidores públicos compreendem um grupo de usuários das informações financeiras que podem exercer ações de controle interno e sugestionar nas condutas gerenciais. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica, conjuntamente, com uso da pesquisa documental para coleta das informações publicamente acessíveis. Optou-se pela pesquisa survey com aplicação de um questionário semiestruturado. A problemática relacionada a este estudo foi tratada através de uma pesquisa qualitativa, justificada pela análise de critérios de acesso e compreensão dos servidores às informações gerenciais. Foram coletados 143 questionários, o que representa um percentual de 60,35% da população total após excluídos 26 servidores de férias e afastados por licença médica, dos 263 bombeiros militares, no período da coleta. Os dados extraídos dos questionários aplicados revelam um déficit no fluxo das informações financeiras o que implica, consequentemente, em poucas ações de controle gerencial aplicadas pelos servidores. Portanto, a participação do efetivo no processo decisório da aplicação das verbas, é um aspecto vital que pode ser melhorado.
Descrição: SILVA, D. H. L. da. O acesso a informação como prática gerencial: um estudo no 2º comando regional de bombeiro militar. 2017. 42f. Monografia (Especialização em Contabilidade de Custos para Tomada de Decisão) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15938
Aparece nas coleções:I - CCTD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Derik Harisson Leite da Silva.pdf9.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.