Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15942
Título: O abismo entre o certo e errado: discussões sobre a norma culta e as variações da língua
Autor(es): Alves, Edileide Edilane dos Santos
Palavras-chave: Variação linguística
Preconceito
Norma culta
Data do documento: 2017
Resumo: Existe no mundo a necessidade de encontrar o lado certo de todas as coisas, apresentando uma verdade como absoluta e própria. Com a linguagem não é diferente. A partir dessa ideia de absoluto, pretende-se, no presente trabalho, abordar aspectos sobre a variação linguística, descontruindo o preconceito que permeia o ensino de língua o qual se pauta na norma culta super-valorizando a escrita e desconsiderando a língua falada. A iniciar pelas considerações de linguistas e gramáticos tal como Bagno (2007), Rodrigues (2002), Silva (2002), Antunes (2004). Apresentaremos as formas como os estudos de língua portuguesa têm sido conduzidos em sala de aula, de que maneira ela esta sendo apresentada, mediante o uso do livro didático e como o professor tem lidado com os impasses acerca desse assunto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em livros didáticos distribuídos as escolas publicas do ensino fundamental II. Neste estudo, vimos que, apesar das relevantes considerações acerca do tema, os avanços na prática da variação, em sala de aula, têm se dado a passos lentos. Desse modo, concluímos que a gramática normativa ainda tem muita preponderância nas aulas de língua portuguesa, sendo cobrada em todo o entorno escolar nas práticas pedagógicas.
Descrição: ALVES, E. E. dos S. O abismo entre o certo e errado: discussões sobre a norma culta e as variações da língua. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15942
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edileide Edilane dos Santos Alves.pdfPDF - Edileide Edilane dos Santos Alves3.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.