Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15943
Título: A concordância nominal de número no falar guarabirense
Autor(es): Silva, Laís de Almeida
Palavras-chave: Variante
Concordância nominal de número
Fala
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar o uso variável da concordância nominal de número na fala dos moradores da cidade de Guarabira, interior paraibano. Buscou observar que fatores, e em que proporção, influenciam o uso da variante em estudo pelos falantes de tal região. Para isso, baseou-se no modelo metodológico da Teoria da Variação também conhecido como Sociolinguística Quantitativa, e teve a coleta de dados resultante do Projeto “ASPECTOS VARIÁVEIS DO FALAR GUARABIRENSE”, desenvolvido no Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), na cota 2016-2017, na UEPB. Como fundamentação teórica dispôs de estudos de autores como Labov (2008), Scherre e Naro (1998), Mollica (2015), Bechara (2009) dentre outros. Esta pesquisa constatou que os falantes com mais anos de escolarização utilizaram mais a concordância nominal de número, assim como os informantes do sexo feminino, e os falantes mais jovens. Dentre as variáveis linguísticas, constatou-se que a posição do vocábulo dentro do sintagma foi relevante para a aplicabilidade da concordância. Os dados indicaram que a comunidade tem a tendência para a não aplicabilidade da variável analisada.
Descrição: SILVA, L. de A. A concordância nominal de número no falar guarabirense. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15943
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís de Almeida Silva.pdfPDF - Laís de Almeida Silva5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.