Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15948
Título: Auto da Compadecida e as veredas do sertão: o teatral de Suassuna e o cinematográfico de Arraes
Autor(es): Ribeiro, Tereza Eliete de Oliveira Fernandes
Palavras-chave: Auto da Compadecida
Dramaturgia
Cinema
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho visa analisar os caminhos de produção pelos quais passam a peça Auto da compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna (1955), tendo como objetivo principal investigar as respectivas representações da obra, tanto em caráter da linguagem dramatúrgica quanto na transmutação cinematográfica. Para isso, direcionaremos nossas pesquisas nos aspectos essenciais que permeiam o texto dramático e a versão fílmica da obra, analisando o diálogo entre os gêneros e seus efeitos. Contudo, antes de adentrar no tema principal, serão feitas algumas considerações sobre o conceito de cultura popular e as características primordiais que corroboram a dramaturgia de Ariano e a versão fílmica de Guel Arraes. Verificando também a influência do Movimento Armorial na construção de uma obra estilisticamente nordestina, bem como, a intertextualidade que se utiliza da literatura de cordel e da literatura clássica em seu processo de reconstrução. Desse modo, para fundamentar nossas análises, alicerçamo-nos em estudiosos do teatro e do cinema como, Aristóteles (1966), Brito (1995), Nitrini (2000), Berthold (2001), Magaldi (1997) e Prado (2001). Nessa perspectiva, ainda serão apresentados neste construto os princípios morais que atravessam a obra e as evoluções pelas quais passam o texto teatral antes de se reproduzir na tela do cinema. Por fim, buscamos identificar as costuras acrescidas no produto fotolito, bem como, assinalar os processos dialógicos e sistemáticos enquanto escritura e na reprodução da obra objeto de nossas análises, comparando-a, ao mesmo tempo, com sua versão fílmica.
Descrição: RIBEIRO, T. E. de O. F. Auto da Compadecida e as veredas do sertão: o teatral de Suassuna e o cinematográfico de Arraes. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15948
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Eliete de Oliveira Fernandes Ribeiro.pdfPDF - Tereza Eliete de Oliveira Fernandes Ribeiro15.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.