Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15949
Título: A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino
Autor(es): Costa, Isabel Nascimento da
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua estrangeira
Métodos de ensino
Data do documento: 2017
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza por um estudo de caráter qualitativointerpretativo e tem como principal objetivo refletir sobre alguns métodos de ensino existentes e apontar os aspectos positivos e negativos de cada um deles para a aprendizagem de uma segunda língua. Serão discutidas ao longo desse estudo as principais dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (mais precisamente da Língua Inglesa) nas escolas públicas, como também a importância de se trabalhar métodos adequados que auxiliem o professor nesse processo. Para tanto, nossas discussões serão articuladas da seguinte maneira: Inicialmente será apresentada uma breve contextualização histórica sobre o surgimento dos primeiros métodos de ensino da Língua Estrangeira e a sua adequação ao sistema educacional brasileiro. Para estas considerações foram utilizados pressupostos teóricos de pesquisadores da área, a exemplo de Oliveira (2010), Howatt (1991), Kumaravadivelu (2009), Almeida Filho (1993) entre outros. Em seguida, serão pontuados alguns aspectos acerca do ensino de LE nas escolas públicas (com ênfase na Língua Inglesa), o qual, segundo as recomendações dos PCN de Língua Estrangeira BRASIL (1998), deve ser pautado nas quatro habilidades comunicativas. Por fim, serão relatadas e discutidas algumas aulas observadas em uma escola da rede pública localizada na cidade de Lagoa de Dentro/PB, durante as quais foi possível identificar os métodos mais utilizados em sala de aula. Essa análise tem como intuito principal refletir o quanto a metodologia adotada pelo professor intervém em sua prática pedagógica e implica diretamente no ensino-aprendizagem dos alunos.
Descrição: COSTA, I. N. da. A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15949
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Nascimento da Costa.pdfPDF - Isabel Nascimento da Costa3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.