Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15954
Título: Literatura surda: o patinho surdo e suas contribuições para a cultura surda
Autor(es): Lima, Leonara Pereira de
Palavras-chave: Literatura surda
Cultura surda
Patinho surdo
Data do documento: 2017
Resumo: A literatura surda, apesar de possuir muitas concepções e significados, tem uma função primordial dentro da cultura surda, e, por conseguinte, na construção de identidade dos surdos e em como o conhecimento sobre a mesma se torna essencial para o leitor surdo. Nessa perspectiva, esse trabalho pretende analisar a obra adaptada O patinho surdo (KARNOPP e ROSA, 2005), e apresentar suas contribuições para a cultura surda, criando assim uma forma de apresentar aos leitores, no caso os surdos, como as histórias em obras criadas, adaptadas, e/ou traduzidas possuem um poder de aproximá-los de sua realidade, ou seja, narrar como é a vida do surdo dentro do ambiente familiar e no meio social com a presença de outros surdos e de ouvintes, fazendo com que se identifiquem com o enredo e personagens das histórias. Optamos por pesquisas qualitativas e bibliográficas referentes ao objeto estudado, usando autores pesquisadores da área como STROBEL (2008; 2009), KARNOOPP (2003;2006; 2008) ROSA (2005;2009) MOURÃO (2009;2012). O presente artigo surgiu com a intenção de pesquisar e conhecer mais profundamente a Língua de sinais, e assim estabelecer pontos advindos da mesma, que no caso se restringe a cultura e literatura surda, e usá-los como meios a serem utilizados para a propagação e reconhecimento da mesma dentro do trabalho, a cultura surda é uma das bases para construção da identidade dos surdos e a literatura surda é um dos ingredientes essenciais para composição dessa estrutura.
Descrição: LIMA, L. P. de. Literatura surda: o patinho surdo e suas contribuições para a cultura surda. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15954
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonara Pereira de Lima.pdfPDF - Leonara Pereira de Lima5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.