Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15964
Título: Normas de descrição arquivística: um mapeamento em arquivos permanentes da cidade de João Pessoa
Autor(es): Silva, Katiane Vieira da
Palavras-chave: Descrição Arquivística
Arquivos Permanentes
Normas de Descrição
Data do documento: 14-Jul-2011
Resumo: A descrição arquivística permite uma maior qualidade no trabalho técnico, possibilitando ao pesquisador o acesso mais ágil aos documentos através dos instrumentos de pesquisa. Desse modo, fica clara a importância das normas de descrição, além das vantagens que o pesquisador usufrui por utilizar os instrumentos de referência com as informações estruturadas, posicionando assim, as instituições que adotá-las em uma privilegiada situação. Nesse sentido, verificar e analisar a aplicação das normas de descrição arquivística nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Arquivo Histórico e Fundação Casa de José Américo são os objetivos do presente trabalho. A investigação valeu-se do estudo de caso qualitativo e da pesquisa de campo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a entrevista semi-estruturada e a observação direta. Como resultado verificamos que o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) possui seu arquivo devidamente classificado, oferecendo ao usuário dois instrumentos de pesquisa – guia e inventário –, facilitando, assim, o acesso à informação de forma rápida e eficaz. No Arquivo Histórico não são utilizadas as Normas de Descrição, nem tão pouco são utilizados e disponibilizados aos pesquisadores instrumentos de pesquisa, impossibilitando a busca ágil e eficaz aos documentos. A Fundação Casa de José Américo possui dois catálogos, embora não apresente guias nem inventários. Diante do exposto, fica evidente a deficiência de certas instituições com relação aos seus respectivos arquivos, e ao estado dessas informações tão preciosas que, muitas vezes estão indisponíveis, sendo necessários maiores estudos e a presença de profissionais capacitados para gerir estes arquivos.
Descrição: SILVA, K. V. da. Normas de descrição arquivística: um mapeamento em arquivos permanentes da cidade de João Pessoa. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15964
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiane Vieira da Silva.pdfKatiane Vieira da Silva8.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.