Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15966
Título: Metáforas da existência: a libertação da subjetividade em O quarto fechado de Lya Luft
Autor(es): Silva, Wellington Pereira da
Palavras-chave: Literatura
Personagem
Subjetividade
Símbolo
Libertação
Data do documento: 2017
Resumo: A composição do texto literário intimista é especificamente focalizada em uma expressão da subjetividade convencionalizada pelo autor. A personagem é compreendida como categoria que converge toda a discursividade literária, nesse gênero de romance. Desse modo, recursos literários imagéticos, simbólicos e o fluxo de desenvolvimento da narrativa estão interligados à impressão vital da personagem. A presente monografia apreende a personagem Camilo, do romance O quarto fechado (1984), de Lya Luft, e tem como objetivo de descrever analiticamente a composição de um procedimento interno de libertação desse personagem, composição emblemática da concepção da obra da autora gaúcha. Para constituir nosso estudo nos apoiamos nas abordagens teóricas de autores que consideram a composição interna do texto literário e seu desempenho na construção da subjetividade da personagem, como Bosi (2017), Candido (2000), Brait (2006); e nas explanações da corrente simbólica da carga dramática literária, Bachelard (1997; 2008), Chevalier e Gheerbrant (2016), e Camus (2014). Observamos a representação de um fluxo interior de apreensões sobre as possibilidades e impossibilidades de existir, na dimensão empírica, e que contempla a evidência de uma imaginação de morte como meio libertário e constituinte de um símbolo do homem, em estado particular de si mesmo, na dramaticidade de existir.
Descrição: SILVA, W. P. da. Metáforas da existência: a libertação da subjetividade em O quarto fechado de Lya Luft. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15966
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Pereira da Silva.pdfPDF - Wellington Pereira da Silva14.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.