Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15968
Título: O silêncio que cala e fala de tudo: uma breve análise do conto O silêncio dos amantes, de Lya Luft
Autor(es): Fernandes, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Silêncio
Dicurso
Narrativa luftiana
Data do documento: 2017
Resumo: Neste trabalho objetivamos explanar o quanto a produção literária de Lya Luft foi e estar sendo fundamental para estabelecer uma nova visão acerca da sua luta contra os estereótipos sociais, através da narradora feminina do conto O Silêncio dos Amantes. A autora tratou, significativamente, do subconsciente que rodeia o discurso psicológico dos seres humanos através de sua ficção poética, aspecto que será articulado com os fundamentos teóricos de Orlandi (2007), Foucault (2005), Gancho (2006), Candido (2004), Goltlib (2006), entre outros que estabelecem significados na compreensão da narrativa luftiana. Nessa perspectiva, segue-se, metodologicamente, a análise da obra em que o silêncio se constrói enquanto metáfora de vozes que reconstroem sujeitos no plano da ficção. A análise mostra que os motivos que silenciam os sentimentos, e como esses sentimentos podem ser despertados diante dos interditos; como um olhar, um toque ou um “nada” respondem às angústias, à melancolia e, transformam-se em figuras que metaforizam o amor, a exemplo do processo de transformação que ocorre com os personagens de Lya Luft.
Descrição: FERNANDES, A. P. da S. O silêncio que cala e fala de tudo: uma breve análise do conto O silêncio dos amantes, de Lya Luft. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15968
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Fernandes.pdfPDF - Ana Paula da Silva Fernandes2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.