Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Patrício, Ramony Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T19:28:52Z | - |
dc.date.available | 2013-08-14T19:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1596 | - |
dc.description | PATRÍCIO, R. S. Resolução de problemas matemáticos envolvendo desenhos e o material dourado na compreensão de multiplicações e divisões. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar como os alunos de uma turma do 6º Ano de uma escola pública estadual resolvem problemas matemáticos utilizando desenhos e o Material Dourado na compreensão de regras de funcionamento dos algoritmos das multiplicações e divisões. É visível a dificuldade encontrada pelos alunos principalmente do 6º ano do ensino fundamental em resolução de problemas e, principalmente, nas operações básicas de multiplicação e divisão. Por outro lado, quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de materiais e novas formas de auxilio para resolução do problema, podemos obter uma melhor compreensão. Essa pesquisa teve como objetivos específicos descrever como os alunos resolvem problemas matemáticos utilizando desenhos para auxiliar na compreensão dos alunos; usar o Material Dourado como forma de representação do algoritmo da multiplicação e divisão; propor modelos manipuláveis e desenhos que permitam que o aluno entenda a semântica da operação trabalhada; utilizar o desenho como recurso didático para auxiliar na interpretação do texto, na representação do problema e na sua resolução. A metodologia foi desenvolvida levando em consideração o aspecto qualitativo. Neste sentido, inicialmente aplicamos o Pré-Teste, com o intuito de analisar os conhecimentos prévios dos alunos com relação aos conteúdos abordados, a seguir, desenvolvemos as aulas com as aplicações de problemas de multiplicação e divisão usando as diferentes formas de resolução, apresentamos o Material Dourado e suas formas de representação, a utilização de desenhos para ilustrar o enunciado dos problemas e, por fim, e o Pós-Teste. A coleta de dados dessa pesquisa foi realizada em novembro de 2012, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virginius da Gama e Melo, localizada no município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor compreensão dos problemas matemáticos que envolvem multiplicações e divisões, e promovem um desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos algoritmos usuais da estrutura multiplicativa e distributiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo | pt_BR |
dc.subject | Material dourado | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas matemáticos envolvendo desenhos e o material dourado na compreensão de multiplicações e divisões | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ramony Silva Patrício.pdf | PDF - Ramony Silva Patrício | 796.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.