Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15970
Título: Um ato de libertação: as representações do suicídio no romance As Horas, de Michael Cunningham
Autor(es): Oliveira, Vitória Kaliane de
Palavras-chave: As Horas
Suicídio
Libertação
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho pretende discutir as representações do suicídio no romance As Horas, de Michael Cunningham (1999), através das personagens Virgínia Woolf e Richard Brown, assim como a tentativa frustrada de Laura Brown; personagens estas que vivem em épocas distintas mas que estão interligadas através do romance Mrs. Dalloway, da escritora Virgínia Woolf. Nosso objetivo principal nessa pesquisa é levantar questionamentos sobre o ato suicida e discutir as prováveis razões pelas quais essas três personagens decidem por tal ato no romance de Cunningham. Fundamentaremos nossa pesquisa partindo das definições e estudos filosóficos de Gaio e Bentes (2016), Marquetti (2012), também utilizando trabalhos de Durkheim (2000), que escreveu sobre o suicídio, debatendo principalmente suas causas sociais. No que concerne à melancolia e depressão, Freud (1944) discute sobre a incapacidade de amar, que leva os seres/personagens à renúncia do amor próprio, quando cometem este ato de desespero, enxergando neste, o único recurso para poder libertarem-se do sofrimento em suas vidas.
Descrição: OLIVEIRA, V. K. de. Um ato de libertação: as representações do suicídio no romance As Horas, de Michael Cunningham. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15970
Aparece nas coleções:45 - TCC
45 - TCC
45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitoria Kaliane de Oliveira.pdfPDF - Vitoria Kaliane de Oliveira4.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.