Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15973
Título: Entre índices e o audiovisual: O solar maldito e A colina escarlate
Autor(es): Moreira, Thamyres Guedes
Palavras-chave: Literatura
Semiótica
Cinema
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho tem como finalidade realizar uma análise comparatista dos filmes O Solar Maldito, (adaptação do conto “A queda da casa de Usher”, escrito por Edgar Allan Poe),dirigido por Roger Cornan no ano de 1960,com A Colina Escarlate, dirigido por Guillermo Del Toro no ano de 2015, a partir do pressuposto de que existe um diálogo e uma relação de referencia entre os filmes, e os personagens Philip Whinthrop, Madeline Usher, Roderick Usher, em O Solar Maldito e Edith Cushing, Thomas Sharpe, Lucille Sharpe, em A Colina Escarlate. Para isso, o trabalho propõe fazer uma relação entre cinema, literatura e semiótica, para observar a referência dos signos de um filme para o outro, e acima de tudo focar no Índice. Nesta pesquisa, usamos a semiótica formulada por Charles Sanders Peirce, denominada Semiótica Peirceana, na qual utilizaremos o livro Semiótica Aplicada a Linguagem Literária, de Expedito Ferraz Júnior, como obra norteadora sobre a aplicabilidade da semiótica ao diálogo entre obras aqui estudado. Para isso este trabalho adotará como quadro teórico alguns autores como Pierce (1999), Ferraz Júnior (2014), Pignatari (1979), Santaella (2000), que trazem a respeito da semiótica e Diniz (2015), Metz (1972), Deleuze (1983), sobre cinema e literatura.
Descrição: MOREIRA, T. G. Entre índices e o audiovisual: O solar maldito e A colina escarlate.2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15973
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamyres Guedes Moreira.pdfPDF - Thamyres Guedes Moreira5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.