Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15982
Título: Na sedução dos símbolos no conto Mar a Mar, de Maria Marina Colasanti
Autor(es): Silva, Mayara Márcia Tavares
Palavras-chave: Símbolo
Mulher
Arquétipos
Data do documento: 2017
Resumo: Dentro da literatura encontramos elementos que complementam as narrativas, os símbolos são uns desses complementos que possuí dentro do contexto literário um significado diferente, ou seja, mais importante do qual sua própria identidade. No entanto, sua significação varia da interpretação de autor para autor e, também, da sua importância cultural, para Marina Colasanti, os símbolos não pertencem a uma cultura específica, para a autora eles são universais pertencentes a todas as culturas. Nosso objetivo deste trabalho de conclusão de curso é o simbolismo encontrado em seus contos através dos símbolos, princesa, casamento, espada, mar, lua, rosa, numeral três, reis e pérola, que fazem parte do conto A princesa Mar a Mar, um dos escritos de Colasanti. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Durand (1997), Neumann (1996), Chevalier e Gheerbrant (2009). Análise nos mostra que Os símbolos são arquétipos de variados significados, no conto podemos encontrar nove destes, com significados diferentes, cada um representa um contexto diferencial dentro da narrativa, a exemplo da pérola, da rosa e do mar, que estão ligados ao feminismo, ou seja, as qualidades essências de uma mulher, também encontramos símbolo que fazem parte a ideologia masculina, no caso da espada e do próprio rei, que estes são a demonstração da influência e do poder masculino diante da mulher.
Descrição: SILVA, M. M. T. Na sedução dos símbolos no conto Mar a Mar, de Maria Marina Colasanti. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15982
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Márcia Tavares Silva.pdfPDF - Mayara Márcia Tavares Silva4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.