Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15985
Título: Análise do discurso amoroso nos muros de Guarabira/PB: um olhar a partir das pixações
Autor(es): Silva Júnior, Joseeldo Pereira da
Palavras-chave: Análise do discurso
Pixação
Amor
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os as pixações inscritas no espaço urbano da cidade de Guarabira/PB a partir dos fundamentos da Análise do Discurso, desvelando os sentidos e efeitos de sentidos que são externados pelos/através os/dos muros. Os enunciados pixados por esses sujeitos (de)marcam espaços na medida que buscam tornar visível os discursos silenciados por àqueles que estão situados em maior posição na hierarquia das relações de poder (FOUCALT, 1976; 1979). Os pixadores, em maioria, são advindos de classes subalternas (CALDEIRA, 2012) e, por isso, reclamam por visibilidade. Neste trabalho discutimos sobre a participação desses sujeitos na sociedade e suas relações com os discursos produzidos por eles, de modo a analisar os sentidos dos pixos inscritos nos muros, mais especificamente os pixos referentes ao amor. Por uma questão teórica-metodológica, delimitamos apenas ao tema amor, visto que as inscrições sobre o assunto predominaram diante de outras pixações realizadas na urbe guarabirense. Apresentamos, ainda, neste estudo, noções intrínsecas à Análise do Discurso, discutindo sobre o aparecimento do discurso amoroso em determinados momentos da história e em quais espaços de conhecimento são permitidos sua aparição, tais como: na filosofia, em O Banquete, de Platão (2015); na sociologia, em Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos, de Bauman (2004); na psicanálise, na obra A Arte de Amar, de Erich Fromm (1961); e, na poesia, pela contribuição de Roland Barthes (1981), em Fragmentos de um discurso amoroso.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. P. da. Análise do discurso amoroso nos muros de Guarabira/PB: um olhar a partir das pixações. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15985
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseeldo Pereira da Silva Júnior.pdfPDF - Joseeldo Pereira da Silva Júnior11.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.