Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15986
Título: As várias facetas do símbolo da lua em Luas e Luas, de James Thurber
Autor(es): Silva, Jaqueline Ambrosio da
Palavras-chave: Imaginário
Simbologia
Luas e Luas
Data do documento: 2017
Resumo: A expressão simbólica demonstra o esforço do homem em suas várias épocas, na tentativa de decifrar um destino ainda indecifrável. Os símbolos constituem o cerne da vida imaginária e é através deles que segredos do inconsciente são revelados e o espirito é aberto para o desconhecido e o infinito. De maneira perceptível ou não, deve-se reconhecer que um mundo simbólico existe em nós. Utilizamos os símbolos, cotidianamente, sejam em nossa linguagem, gestos ou sonhos.Nos objetivo nesta pesquisa é analisar a imagem simbólica da Lua no texto infanto juvenil Luas e Luas (2010) de James Thurber.Nossa fundamentação teórica baseia- se em Bachelard (2008) Chevalier e Gheerbrant, (2009) e Qualls-Corbett (1988). A análise nos mostra que em Luas e luas faz uma transgressão de sentidos e autonomia do ser, passamos então a enxergar as imagens de outras formas. Em sua obra Thurber dá enorme ênfase ao imaginário, deste modo percebe-se a voz do subjetivo em todas as passagens dos personagens: Bobo das corte e a pequena Letícia. Por meio da fenomenologia que transborda a imagem pode-se chegar a tais considerações a respeito da lua na obra.
Descrição: SILVA, J. A. da. As várias facetas do símbolo da lua em Luas e Luas, de James Thurber. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15986
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Ambrosio da Silva.pdfPDF - Jaqueline Ambrosio da Silva3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.