Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15987
Título: O espaço (do) macabro em "Borboletas" de Ian McEwan
Autor(es): Silva, Fabiana da
Palavras-chave: Ian McEwan
Contos macabros
Análise literária
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo monográfico tem como objetivo desenvolver uma análise da representação do espaço no conto “Borboletas”, do escritor inglês contemporâneo Ian McEwan. Este conto, ambientado na periferia londrina na década de 1970, traz como alguns de seus temas questões como assassinato, abuso sexual e pedofilia – temas, pois, que fizeram com que McEwan ganhasse a alcunha de Ian Macabro, ainda no início de sua carreira. Nosso olhar sobre o espaço, assim, buscará perceber articulações entre a representação espacial e o desenvolvimento de uma atmosfera macabra, que envolve também as categorias narrativas de personagem e enredo. Para tanto, fizemos um estudo baseado especialmente nos seguintes teóricos: Ariès (1989, 2003), em relação ao macabro, e Borges Filho (2007, 2008) e Brandão (2007, 2013), no que concerne a teoria do espaço na literatura. Em relação a “Borboletas”, concluímos que a representação espacial é essencial na constituição de uma atmosfera macabra, com o espaço articulando-se (e influenciando) desenvolvimentos em nível de personagem e de enredo.
Descrição: SILVA, F. da. O espaço (do) macabro em "Borboletas" de Ian McEwan. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15987
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana da Silva.pdfPDF - Fabiana da Silva4.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.