Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15991
Título: Representação feminina no romance: a protagonista em A mulher que escreveu a bíblia
Autor(es): Gomes, Natanaele Nogueira
Palavras-chave: Romance
Representação feminina
Protagonista
Condição social da mulher
Data do documento: 2017
Resumo: A pesquisa que ora apresentamos é um estudo no qual analisamos o romance A mulher que escreveu a bíblia, de Moacyr Scliar, publicado em 1999. O objetivo desse trabalho é analisar a representação feminina na protagonista, denominada a feia. A partir do contexto histórico em que esta se encontra, observar que o romancista faz, nesta obra, uma paródia como releitura do período do patriarcado bíblico, especificamente o período do rei Salomão. Justificamos esta pesquisa bibliográfica por compreendermos a necessidade de observar nas representações literárias, em específico a romanesca, o que se pode questionar sobre o lugar da mulher na sociedade e na cultura. Utilizamos para este fim leituras teórico-críticas que se subscrevem nos Estudos de Gênero, principalmente o ensaio de Simone de Beauvoir (1970), O segundo Sexo e as contribuições de Michel Foucault (1995), sobre o sujeito e o poder. Outros aportes teóricos ligados à narratologia e, também, contendo aspectos críticos e teóricos sobre a construção da personagem, como Antonio Candido (1995), Cristina da Costa Vieira (2008) e Lucia Ozana Zolin (2009) também foram importantes para encaminhar nossa análise Considerando os avanços dos estudos de gênero desde o século XX até então, que, por sua vez, ocasionaram em uma demanda considerável da representatividade feminina em obras literárias e principalmente no romance, procuramos discutir e interpretar este tema revendo qual a contribuição do contexto histórico social com essas representações e ainda repensando o papel da mulher na sociedade e na literatura.
Descrição: GOMES, N. N. Representação feminina no romance: a protagonista em A mulher que escreveu a bíblia. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15991
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natanaele Nogueira Gomes.pdfPDF - Natanaele Nogueira Gomes7.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.