Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15992
Título: Corpo, discurso e poder: a imagem da mulher em anúncios da Duloren
Autor(es): Penha, Jandeilson Rodrigues da
Palavras-chave: Discurso
Poder
Mídia
Corpo
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar os discursos e as estratégias discursivas empregadas nos anúncios publicitários da marca Duloren através da Análise do Discurso de linha francesa. A pesquisa, de cunho interpretativista, tem caráter explicativo, uma vez que os dados coletados são analisados buscando-se compreender sua ocorrência e funcionamento. É nosso objetivo mostrar como o ser mulher é representado no contexto das instâncias midiáticas do século XXI, e, em especial, entender e interpretar o papel da mídia, enquanto veículo de informação e comunicação voltado a atingir um mercado consumidor que vê o corpo como um produto. Para a realização dessa pesquisa, delimitamos um corpus formado por 02 (dois) anúncios publicitários da marca Duloren, os quais foram tratados como enunciados multimodais, por constituírem-se de imagens e textos verbais. Como aporte teórico para fundamentar esse estudo, buscamos em Charaudeu (2012) a compreensão sobre o funcionamento das mídias; em Foucault (1985; 1987; 2008; 2009; 2010) as noções de discurso, poder e vontade de verdade; em Motta (2010) alguns esclarecimentos sobre as estratégias de poder-saber, além de outros autores que nos possibilitaram a análise dos anúncios midiáticos, os quais tratam da imagem da mulher empoderada, em posição de domínio sobre o sexo oposto. A importância desta pesquisa se justifica pela necessidade de compreensão e problematização dos discursos e suas manifestações nos espaços sociais e midiáticos. O presente estudo mostrou que a Duloren busca atingir suas consumidoras a partir do desejo de empoderamento feminino através de estratégias discursivas.
Descrição: PENHA, J. R. da. Corpo, discurso e poder: a imagem da mulher em anúncios da Duloren. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15992
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jandeilson Rodrigues da Penha.pdfPDF - Jandeilson Rodrigues da Penha4.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.