Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15993
Título: De Perrault a Suassuna: o reino da picardia do conto ao teatro
Autor(es): Simões, Rita de Cássia da Silva
Palavras-chave: Interdiscursividade
João Grilo
Picaresco
Gato de Botas
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os traços do gênero picaresco no conto “O gato de botas”, inserido na coletânea Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault, e na peça teatral O auto da compadecida, de Ariano Suassuna, especificamente nos personagens: Gato de botas e João Grilo, protagonistas das narrativas. Buscamos fazer uma breve explanação sobre as biografias dos autores e sobre suas obras em que estão inseridos os personagens. Discorremos, também, acerca dos campos que nos permitem desenvolver tal estudo, como o da literatura comparada, do dialogismo, da intertextualidade e da interdiscursividade, utilizando como suporte teórico os estudos de Candido (1968), Figueiredo (2013), Bettelheim (1980), Brait (1985), Botoso (2016), Borba (2013), Campos (2011), entre outros. Partindo das definições dos termos “pícaro” e “malandro”, realizamos um passeio entre França e Brasil, indo do conto ao teatro e do século XVII ao século XX, a fim de apresentar a relação interdiscursiva existente entre os dois personagens classificados como pícaros, após observar suas características e fazer uma análise comparativa entre elas. Concluímos que estas personagens são dialógicas e que há interação entre elas.
Descrição: SIMÕES, R. de C. da S. De Perrault a Suassuna: o reino da picardia do conto ao teatro. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15993
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cassia da Silva Simões.pdfPDF - Rita de Cassia da Silva Simões8.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.