Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15994
Título: Uma mulher à frente do seu tempo: um olhar crítico feminista na personagem Capitu, de Dom Casmurro
Autor(es): Santos, Julienne Martins
Palavras-chave: Capitu
Feminismo
Literatura
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho, apresenta uma análise com o ponto de vista voltado ao feminismo, sobre a personagem machadiana, Capitu. Personagem esta que ganhou destaque na literatura brasileira. Apesar de ser narrada pela visão do narrador que também era seu marido, Bento Albuquerque. Esta consegue sobressair a suas narrativas e se tornar atemporal, haja vista que foi uma mulher que mostrava em seu modo de agir e em cada fala contada pelo narrador uma independência através do modo que via a vida, que por sua vez, se diferenciava das mulheres daquela época, o que resultou em uma desconfiança por parte de seu esposo sobre uma possível traição, tudo isso acontece pelo fato de Capitu ser sensual, esperta e essas atitudes desiquilibrar o seu marido, percebe-se então que isso se dá pelo fato de Capitu ser mulher, visto que a sua personalidade forte era tida com desaprovação e mais tarde, como combustível para uma grande suspeita: a suposta traição com o melhor amigo de seu marido. Ao analisarmos toda esta narrativa, pela perspectiva de diversos autores, vemos que Capitu foi taxada por olhares machista característico de uma sociedade patriarcal e como consequência disto, sofreu. Porém Capitu se reinventa, resiste e existe enquanto mulher, logo, é nesse parâmetro que será atribuída como uma mulher contemporânea.
Descrição: SANTOS, J. M. Uma mulher à frente do seu tempo: um olhar crítico feminista na personagem Capitu, de Dom Casmurro. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15994
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julienne Martins Santos.pdfPDF - Julienne Martins Santos3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.