Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16002
Título: Do conto de fadas clássico ao moderno: duas leituras de "A gata borralheira"
Autor(es): Pereira, Waléria Rodrigues
Palavras-chave: Contos de fadas
Releitura
Gata borralheira
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo tem por finalidade fazer uma análise da ressignificação dos contos de fadas, a partir de duas leituras de “A gata Borralheira”, na versão dos Irmãos Grimm e na versão de Pedro Bandeira. Observamos que, a partir do contexto e da linguagem, os contos apresentam diferenças relevantes, buscamos também, apresentar uma reflexão crítico didática sobre o uso da literatura infantil, abordando a analise a partir da ressignificação do conto de fadas promovidas pela intertextualidade entre o conto clássico e o moderno. Para tanto, partimos da leitura mapeada de cada conto, verificando as interseções entre eles e de que forma o clássico é ressignificado. Baseamos nosso estudo em estudiosos como Bettelheim (2002), Cadermatori (2006), Cunha (2003), Carvalho (2014), Kristeva (1974), dentre outros, que dialogam com a literatura infantil e a releitura dos contos de fadas.
Descrição: PEREIRA, W. R. Do conto de fadas clássico ao moderno: duas leituras de "A gata borralheira". 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16002
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waléria Rodrigues Pereira.pdfPDF - Waléria Rodrigues Pereira3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.