Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16007
Título: Alteridade no cuidado humanizado da Enfermagem: Uma revisão integrativa
Autor(es): Lima, Júlio Humberto Amâncio de
Palavras-chave: Humanização da assistência
Alteridade
Assistência ao paciente
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Introdução As transformações econômicas aliadas ao progresso técnico e científico fez com que o homem contemporâneo ficasse preso a sua individualidade. Sendo assim, na área de saúde houve grandes avanços e superespecialização de seus profissionais, porém distantes dos aspectos humanos. E sendo a enfermagem uma profissão que integra a ciência e o cuidado do ser humano, é imprescindível que o cuidado seja humanizado. Dessa forma a profissão de enfermagem requer uma relação eu/outro, na qual valorize a sensibilidade a partir do face -a- face, por tanto, alteridade. Objetivo O objetivo deste estudo é analisar a produção científica acerca da alteridade nos cuidados de enfermagem. Metodologia Trata-se de revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, de classificação descritiva, que buscou evidenciar e discutir as principais características do conceito de alteridade e cuidado humanizado, relacionando-os. Resultados A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e IBECS, que seguindo os critérios de inclusão, totalizaram-se 11 artigos selecionados para análise, sendo eles publicados no Brasil com texto completo disponível e publicados entre o período de 2005 a 2017. Conclusão Foi possível perceber a existência da alteridade no cuidado humanizado da enfermagem, tendo em vista que esta tem como função essencial o cuidado do ser humano, exigindo para sua plenitude, compreender o outro como ser singular, levando em conta a importância do papel da subjetividade envolvida no processo do cuidar.
Descrição: LIMA, J. H. A. de. Alteridade no cuidado humanizado da Enfermagem: Uma revisão integrativa. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16007
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio Humberto Amâncio de Lima.pdfPDF - Júlio Humberto Amâncio de Lima12.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.