Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16010
Título: Variação espaço-temporal de cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios no trópico-semiárido
Autor(es): Silva, Ranielle Daiana dos Santos
Palavras-chave: Biovolume
Cianotoxinas
Cianobactérias
Reservatórios tropicais
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Florações de cianobactérias são frequentes em reservatórios tropicais, causando inúmeros problemas a estes ecossistemas aquáticos, devido a sua capacidade de sintetizar e liberar metabólicos secundários tóxicos conhecidos como cianotoxinas. O presente estudo analisou os fatores ambientais que explicam a variação temporal da biomassa das cianobactérias e das concentrações das cianotoxinas em reservatórios no trópico-semiárido. O estudo foi realizado nos reservatórios Boqueirão, Camalaú, Poções e Mucutú, situados na Bacia do Rio Paraíba, no Estado da Paraíba, Brasil. As amostras foram coletadas na subsuperfície, com frequência trimestral nos meses de outubro de 2016, fevereiro e junho de 2017. Neste estudo foram identificadas 28 espécies de cianobactérias, das quais 16 são potencialmente produtoras das cianotoxinas microcistinas, cilindrospermopsina e saxitoxina. As concentrações das cianotoxinas variaram em função de pelo menos uma espécie potencialmente produtora de toxinas, evidenciando que a abundância das cianobactérias esteve relacionada com as concentrações das cianotoxinas. As espécies potencialmente produtoras relacionadas com as concentrações de cianotoxinas são comumente formadoras de florações em ecossistemas aquáticos tropicais, exceto a espécie Geitlerinema amphibium. Foi verificado que as variáveis ambientais PT, pH e nutrientes nitrogenados explicaram a abundância das cianobactérias, tais variáveis também se mostraram relacionadas com as concentrações da cianotoxinas, desta forma o controle do aporte de nutrientes é uma importante ferramenta para regulação de florações de cianobactérias e concentrações de cianotoxinas em reservatórios tropicais.
Descrição: SILVA, R. D. dos S. Variação espaço-temporal de cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios no trópico-semiárido. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16010
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ranielle Daiana dos Santos Silva.pdfPDF - Ranielle Daiana dos Santos Silva14.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.