Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16013
Título: A angelologia com essência do símbolo na literatura contemporânea de autoria feminina
Autor(es): Porpino, Ibeany da Silva Lima
Palavras-chave: Angelologia
Fallen
Bíblia Sagrada
Data do documento: 2017
Resumo: No decorrer de toda uma trajetória histórica e literária, o conceito e o significado da palavra anjo, vem tomando novas formas na vida de muitas pessoas. Apresentados como seres humanizados cristãos ou até seres de morte. Os anjos vão se distanciando de sua identidade simbólica, como também do seu contexto religioso, apresentado nas Sagradas Escrituras e em outros tipos de textos religiosos. Apresentado, inicialmente, como “mensageiro celestial” e por meio da Bíblia Sagrada, na atualidade, principalmente no século XXI, a imagem do anjo ganha espaço no universo literário, com caráter multiforme e são apresentados como estrelas de filmes, de novelas, seriados que estão presentes nas histórias em quadrinho, em Best-sellers tomando como exemplo a obra corpus deste artigo. Para tanto, a nossa metodologia usada para esta pesquisa é de caráter comparativo-bibliogáfico, que tem como objetivo buscar e pesquisar leituras diversas sejam ele de caráter religioso, literário, ou até mesmo cinematográfico, comparar e entender os aspectos gerais, buscando compreender melhor os aspectos de origem. A análise nos mostra que este artigo teve como objetivo, trazer para o leitor uma melhor compreensão a respeito da origem da palavra anjo, por meio do estudo da angeolologia, que nos permite compreender sua personalidade e entender que mesmo sendo um ser espiritual apresenta intelectualidade, emoção, possui livre arbítrio, e que pelo fato desta manifestação de livre arbítrio, muitos deles foram capazes de deixarem seu primeiro estado, o que consideramos o estado do bem para tornarem-se maus mediante a desobediência ao seu superior, como também, acompanhar o desenvolvimento deste símbolo, no decorrer de toda uma tragetória histórica, literária, bibliográfica e, também, cinematográfica.
Descrição: PORPINO, I. da S. L. A angelologia com essência do símbolo na literatura contemporânea de autoria feminina. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16013
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ibeany da Silva Lima Porpino.pdfPDF - Ibeany da Silva Lima Porpino5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.