Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16015
Título: Uma leitura do conto "Civilização" de Eça de Queirós
Autor(es): Silva, José Carlos de Oliveira da
Palavras-chave: Conto
Realismo
Literatura portuguesa
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo uma leitura do conto Civilização de Eça de Queirós, que tem como protagonista Jacinto. É possível perceber que o escritor utiliza os títulos dos livros da biblioteca como estratégia que vai delineando a mudança ideológica de seu personagem. Neste artigo, abordamos elementos caracterizadores do Realismo português, bem como da sociedade portuguesa da época em que esse período eclode. Procuramos mostrar o processo de criação literária de Eça de Queirós, mediante a análise do conto Civilização, pois este escritor é considerado como um dos maiores expoentes do movimento realista em Portugal. Utilizamos como suporte teórico as contribuições de, Moisés (1984), Abdala Júnior e Paschoalin (1982), Osakabe (2002), Gotilib (2006), Silva (2009) entre outros.
Descrição: SILVA, J. C. de O. da. Uma leitura do conto "Civilização" de Eça de Queirós. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16015
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos de Oliveira da Silva.pdfPDF - José Carlos de Oliveira da Silva3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.