Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16018
Título: Educação de jovens e adultos - EJA: reflexões sobre a modalidade de ensino
Autor(es): Guedes, Mariane da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Metodologia de Ensino
Educação
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2017
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oportuniza a jovens e adultos terem acesso aos estudos e concluírem a sua escolarização. Contudo, para que a Educação de Jovens e Adultos assuma de fato o caráter inclusivo, ela precisa oferecer aos indivíduos uma aprendizagem significativa,através de métodos adequados e professores capacitadospara que possam transmitir os conteúdos módulos curricularesde maneira correta e, além de alfabetizar, formar cidadãos ativos e participantes na sociedade. O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca dessa modalidade de ensino, buscando melhorias no processo de educação de jovens e adultos e procurando saber até que ponto essa educação é capaz de mudar a vida das pessoas que se sentem excluídas da sociedade. Por meio de uma pesquisa qualitativa, esse estudo serve como breves reflexões sobre aEducação de Jovens e Adultos – EJA.Para tal, buscou-se o conhecimento de teóricos que abordam aspectos da Educação de Jovens e Adultos, como: Freire(1996), Soares(2002), Moura(2011), Kleimman(1995), dentre outros.Optou-se por um estudo bibliográfico de caráter qualitativo feito através de livros, artigos e sites que apresentam conteúdos relevantes sobre a EJA, além de uma pesquisa documental na legislação que regulamenta a EJA no Brasil, com o objetivo de obter um aprofundamento no assunto e refletir sobre como a Educação de Jovens e Adultos é capaz de transformar a vida de muitas pessoas através de um aprendizado significativo e prazeroso.
Descrição: GUEDES, M. da S. Educação de jovens e adultos - EJA: reflexões sobre a modalidade de ensino. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16018
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariane da Silva Guedes.pdfPDF - Mariane da Silva Guedes4.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.