Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16019
Título: Olympe de Gouges: eu vivi por um sonho de ser feminista
Autor(es): Ferreira, Glenda Bianca Rodrigues
Palavras-chave: Olympe de Gouges
Igualdade de gênero
Direitos das mulheres
Data do documento: 2017
Resumo: A personagem, Olympe de Gouges, foi uma mulher que desde a sua infância era, extremamente, independente e socialista e que na qual, passou a sua vida em buscar evidenciar uma voz e os direitos das mulheres. Gouges, morou em Paris num período em que a Revolução Francesa (1793), comandada por Robespierre, assolava à sociedade no período em que a censura era imposta, na qual homens e mulheres estavam sendo decapitados por lutarem por seus direitos. O objetivo, principal, desta monografia é evidenciar o papel fundamental da personagem, Olympe de Gouges, na elaboração dos Direitos das Mulheres. Para tanto nossa fundamentação teórica baseia-se em de Duby (1991), Perrot (2013), Beauvoir (1980), Biroli e Miguel (2014), Moreira (2003) e Wollstonecraft (2016). A análise mostrou A literatura de autoria feminina, que trata da busca de igualdade de gênero, tem um papel significativo, pois é um pressuposto para o desenvolvimento do processo feminista, no qual com o passar dos anos vem tomando uma proporção maior, fato que só beneficia a figura feminina na sociedade. Não se trata, contudo, de mais uma aborrecida história de uma heroína injustiçada. Produto de uma intensa pesquisa histórica, revela os rodeios da vida cotidiana pós-revolução, mas este é apenas o seu pano de fundo. A sua riqueza está precisamente em instigar o pensar sobre o sentido mais profundo do que é a desigualdade de gênero, e o faz dando voz às mulheres, e só a elas.
Descrição: FERREIRA, G. B. R. Olympe de Gouges: eu vivi por um sonho de ser feminista. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16019
Aparece nas coleções:45 - TCC
45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glenda Bianca Rodrigues Ferreira.pdfPDF - Glenda Bianca Rodrigues Ferreira8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.