Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1602
Título: Um estudo sobre as transformações na paisagem urbana da comunidade de Quixaba na Cidade de Riachão – PB
Autor(es): Ferreira, André da Cunha
Palavras-chave: Paisagem urbana
Espaço geográfico
Agentes sociais
Data do documento: 16-Ago-2013
Resumo: Este trabalho analisa as transformações ocorridas na paisagem urbana da comunidade de Quixaba, em Riachão-PB, na última década, bem como os agentes e fatores que mais contribuíram para essas mudanças. Assim, o principal objetivo desse estudo é analisar como as ações do poder público e dos atores sociais definiram a paisagem urbana da comunidade, a partir dos primeiros melhoramentos urbanos. Utilizou-se como referencial teórico, autores da Geografia e ciências afins que enfocam o estudo do espaço urbano, tais como: Santos (1981, 2006, 2008, 2008a); Corrêa (2004, 2007); Melo (1993); Carlos (2005); Silva (1999); Sene (2004); Spósito (1991), dentre outros. Com base nesses autores trabalhou-se os conceitos de paisagem e espaço geográfico, cujos conceitos foram indispensáveis para o entendimento do trabalho ora apresentado. Do ponto de vista metodológico, realizou-se um levantamento bibliográfico criterioso sobre a temática em questão, de uma forma geral e específica. No trabalho empírico foram utilizadas técnicas de entrevistas com 15 (quinze) moradores, o que representa aproximadamente 2,2% dos residentes da comunidade de Quixaba de um universo de 687 habitantes que ali residem. Entrevistamos também 2 (dois) representantes do Poder Público Municipal, além de coleta de dados e informações nos Órgãos Públicos Municipais (Prefeitura Municipal, Centro Histórico local, entre outros). Além dessas fontes, executou-se a produção de fotografias. A pesquisa revelou que no processo de mudança da paisagem urbana de Quixaba houve a participação direta de agentes sociais, com destaque para o Estado e os Atores Sociais, ou seja, os habitantes da comunidade. Apontou-se de maneira breve algumas sugestões de melhorias local que promovam o bem estar dos moradores. Por fim, considerou-se que o processo de transformação que vem ocorrendo na paisagem urbana da comunidade de Quixaba se dá de maneira incipiente, a partir dos primeiros melhoramentos urbanos. Entretanto, verificou-se que a implementação desses serviços urbanos provocou significativas mudanças de usos nos espaços públicos da comunidade de Quixaba.
Descrição: FERREIRA, A. da. C. Um estudo sobre as transformações na paisagem urbana da comunidade de Quixaba na Cidade de Riachão – PB. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1602
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André da Cunha Ferreira.PDFAndré da Cunha Ferreira1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.