Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16020
Título: Combatendo o preconceito religioso na escola com músicas de Gilberto Gil
Autor(es): Costa, Andreza Silva
Palavras-chave: Preconceito religioso
Umbanda
Religiões Afro-brasileiras
Gilberto Gil
Data do documento: 2017
Resumo: Esta monografia se propõe a abordar uma temática que sempre se fez presente na historia do Brasil, o preconceito, dando enfoque ao mesmo na religião. A ideia surgiu a partir do desenvolvimento de um subprojeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em que estudando a temática de religiosidade afro brasileira nas canções de Gilberto Gil. Na tentativa de responder ao questionamento que surgiu: diante do preconceito com as religiões afro-brasileiras como combatê-lo nas escolas a partir da arte musical de Gilberto Gil? Desenvolvi a proposta de abordar esta temática observando o preconceito que gira em torno das mesmas, especialmente na escola e assim, elaborei um breve histórico, delimitando a umbanda e colocando as suas características. Escolhi as músicas “Andá com fé”, “Bahia de todas as contas”, “Pessoa nefasta”, “Se eu quiser falar com Deus”, analisei embasada em autores que apresentaram elementos históricos e sociológicos sobre a religião em geral e a umbanda em específico como Faustino Teixeira (2011) Reginaldo Prandi (2000) Renato Ortiz (2011) José Guilherme Cantor Magnani (1991) e Leonardo Boff (2013) entre outros.
Descrição: COSTA, A. S. Combatendo o preconceito religioso na escola com músicas de Gilberto Gil. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16020
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Silva Costa.pdfPDF - Andreza Silva Costa9.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.