Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16021
Título: A quebra do paradigma romântico em O Morro dos Ventos Uivantes: Catherine e Heathcliff
Autor(es): Silva, Yaponira de Sales
Palavras-chave: Morro dos Ventos Uivantes
Paradigma Romântico
Catherine e Heathcliff
Data do documento: 2017
Resumo: O propósito deste trabalho é mostrar de que maneira Catherine e Heathcliff quebram o paradigma romântico imposto pelo romance romântico da era oitocentista. Para tanto, buscamos analisar O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë (1847) e como este fez apresentar seus personagens que iam contra os conceitos padrões de heróis românticos a partir da peculiaridade de seus protagonistas, comparando-os com os personagens protagonistas das obras de Jane Austen (1982) e de Ann Ward Radcliffe (1794). Dessa maneira, investigamos como foram dados os fatos que implicaram na desconstrução do paradigma romântico. Desse modo, de acordo com Vasconcelos (2002) observamos previamente o cenário literário daquela sociedade inglesa do século XVIII perante à produção feminina daquela época. Mostramos o contexto em que vivia a autora Emily Brontë, que influenciou no surgimento do seu romance clássico de acordo com Allegrete (2016). Vimos, também, como foi tida a recepção do mesmo e quais as divergências que chocou os leitores dos tradicionais romances daquela época. Para tal, nos apoiamos em pesquisadores e teóricos como Cordeiro; Alambert (2005) e BLOOM (2008).
Descrição: SILVA, Y. de S. A quebra do paradigma romântico em O Morro dos Ventos Uivantes: Catherine e Heathcliff. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16021
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yaponira de Sales Silva.pdfPDF - Yaponira de Sales Silva7.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.