Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16031
Título: As formas de vigilâncias presentes em Game of Thrones
Autor(es): Lima, Douglas do Nascimento
Palavras-chave: Vigilância
Poder
Game of Thrones
Data do documento: 2017
Resumo: Mediante as formas de suplícios/humilhações, começa a surgir um sentimento de revolta por parte da população. É a partir de meados da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, os juristas começam a buscar novas formas de punição, podemos marcar que é a partir desse momento que nascem as prisões e, também, uma nova forma de aplicação do poder pautada na vigilância. Diante da inquietação de estarmos vivendo em uma sociedade de vigilância – onde todos os passos são vigiados, seja no mundo real, virtual e fictícios – nos propomos neste trabalho de conclusão de curso (TCC) analisar as formas de vigilâncias presentes na série televisiva Game of Thrones na primeira temporada. Ressaltamos as seguintes formas de vigilância e objeto de nosso estudo presentes em Game of Thrones na primeira temporada: a grande Muralha, os Deuses Antigos e os Pássaros.Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Foucault (1979;1987;1996, 2010) Revel (2005), Yazbek (2012). A análise nos mostra que Game of Thrones, com sua visibilidade mundial que conquistou milhões de fãs a cada temporada, nos dispusemos a demonstrar a capacidade transgressora que a aplicação e manutenção do poder ganha na perspectiva da vigilância. Sem dúvida, independente de estarmos falando do mundo real ou fictício, o poder exercido pela vigilância, desempenha o mesmo papel: o de tornar o corpo indivíduos dóceis e uteis, seja pela estabilidade das normas que regem a sociedade, seja pelo aproveitamento de um melhor desempenho dos indivíduos para a manutenção de uma sociedade capitalista.
Descrição: LIMA, D. do N. As formas de vigilâncias presentes em Game of Thrones. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16031
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas do Nascimento Lima.pdfPDF - Douglas do Nascimento Lima5.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.