Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16032
Título: O diabo invade a igreja e mitifica à cultura cristã-católica
Autor(es): Ribeiro, Isadora Luciano
Palavras-chave: Diabo
Cultura cristã-católica
Charivari
Data do documento: 2017
Resumo: A figura mítica do Diabo vem, ao longo dos anos, sofrendo diversas interpretações dentro dos mais diversos contextos, sejam eles históricos, culturais, sociais e literários. É notável que a maior parte da visão que atualmente temos a respeito dessa figura relaciona-se a uma personagem de caráter religioso condenatória, visão esta, que foi, e é amplamente difundida pela religião. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar a figura do Diabo ramalhiano que se contrapõe à figura do Diabo que foi amplamente divulgado pela cultura cristão-católica. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Andrade (2006), Le Goff (1994), Laplantine e Trindade (1997), Magalhães e Brandão (2012) e Muniz (2007) A análise mostra que a obra Charivari, de Lourdes Ramalho inclinar-se para um pensamento que a ideia de que a reinterpretação da figura mítica do Diabo é cabível. Isto porque, no mundo pós-moderno é possível sugerir uma nova reinterpretação do papel desempenhado pela figura do Diabo no comportamento humano, fundamentada pelos princípios da razão e da ciência, fato que se contrapõe sobre a ideia anteriormente propagada pelos dogmas religiosos da cultura cristão-católica.
Descrição: RIBEIRO, I. L. O diabo invade a igreja e mitifica à cultura cristã-católica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16032
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isadora Luciano Ribeiro.pdfPDF - Isadora Luciano Ribeiro4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.