Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16033
Título: A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana
Autor(es): Flores, Janaína Silva das
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Fábula Lobatiana
Aprendizagem social
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a aprendizagem social que decorre da leitura da fábula “O velho, o menino e a mulinha”, de Monteiro Lobato. Verificamos como os valores e preceitos morais levantados pela fábula proporcionam a abertura do diálogo e da conscientização do leitor, sobre a sociedade em que vive. Para tanto, partimos do percurso de surgimento da literatura infantojuvenil e suas principais características;; mostramos o contexto literário de Monteiro Lobato e a constituição da fábula moderna e analisamos a aprendizagem de valor social decorrente da fábula supracitada. Nossa pesquisa está fundamentada em estudiosos como Cademartori (2006), Coelho (2000), Cunha (2003), Oliveira (2011), Zilberman (2014), dentre outros. Os resultados apontam para o diálogo levantado pela fábula lobatiana, no tocante às questões sociais, os valores e julgamentos morais e a importância de seguirmos a nossa própria razão e consciência.
Descrição: FLORES, J. S. das. A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16033
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Silva das Flores.pdfPDF - Janaína Silva das Flores4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.