Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16044
Título: Desenvolvimento de um sistema para educação e cultura
Autor(es): Alves, Júlia Fernandes
Palavras-chave: Engenharia de software
Modelo cascata
Desenvolvimento de sistemas
Sistema Mais Cultura Zélia Braz
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do Sistema Mais Cultura Zélia Braz (SMCZB), iniciativa de uma Unidade Municipal de Ensino da cidade de Sumé-PB, realizada com o apoio do Governo Federal. O sistema tem como objetivo permitir que alunos da Unidade construam um acervo digital multimídia dos artistas do cariri paraibano. Para o desenvolvimento do sistema, foi empregado o modelo em cascata com as fases de “Definição de requisitos”, “Projeto de sistema e software”, “Implementação”, “Integração e testes” e “Sistema final”. Durante o processo, foram aplicados conceitos da Engenharia de Software (ES) de maneira equilibrada, considerando as necessidade do cliente; as técnicas e tecnologias mais indicadas, sendo demonstrado, através das boas práticas e lições aprendidas, que a boa aplicação da ES é fundamentada no equilíbrio entre o propósito do produto a ser desenvolvido e a metodologia aplicada. Os resultados obtidos foram extraídos a partir das atividades realizadas ao longo do projeto e dos artefatos produzidos que demonstraram o potencial do modelo de desenvolvimento em cascata. Além disso, favoreceu uma discussão com base no produto final acerca do potencial de um Licenciado em Computação para o mercado de desenvolvimento, tanto no tocante às questões técnicas, quanto às educacionais. Pretende -se com o presente trabalho auxiliar desenvolvedores de softwares nas tomadas de decisões de escolha do modelo de desenvolvimento, tecnologias e arquiteturas.
Descrição: ALVES, J. F. Desenvolvimento de um sistema para educação e cultura. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16044
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia Fernandes Alves.pdfPDF - Júlia Fernandes Alves40.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.