Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16048
Título: Avaliação de uma proposta didática para o ensino dos fenômenos físicos e químicos
Autor(es): Nascimento, Karina Kátia Hermenegildo do
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Métodos de ensino
Data do documento: 22-Dez-2017
Resumo: As aulas de Química ainda são ministradas seguindo o modelo transmissão- recepção, o qual enfatiza a memorização de fórmulas, símbolos, conceitos e nomenclaturas. Sendo assim, é essencial que os professores busquem utilizar recursos didáticos e/ou metodologias que contribuam de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas, promovendo a construção do conhecimento cognitivo, físico e social. Estudos apontam que dentre essas metodologias destacam-se as que utilizam a contextualização, os recursos audiovisuais e tecnológicos e a experimentação, pois esses tendem a despertar o interesse dos alunos e potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da associação dos conteúdos estudados em sala de aula com dia a dia dos alunos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar uma proposta didática para o ensino dos fenômenos físicos e químicos. O estudo foi realizado em uma escola estadual localizada na cidade de Areia – PB e teve como público alvo 48 alunos que cursavam o 1º ano do Ensino Médio. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários, constituído por perguntas objetivas. A proposta foi desenvolvida em seis etapas: inicialmente foi realizado um mapeamento das concepções prévias por meio de um questionário; em seguida foi ministrada uma aula de maneira contextualizada e utilizando como recursos didáticos o data show, computador e imagens dos fenômenos físicos e químicos presentes no cotidiano dos alunos, a terceira etapa foi constituída por uma atividade experimental das transformações químicas e físicas presentes no dia a dia dos alunos; na etapa seguinte foi proposto aos alunos a obtenção de imagens digitais utilizando o aparelho celular, essas deveriam representar fenômenos físicos e químicos; na quinta etapa foi realizada a exposição e a avaliação das imagens obtidas e na última foi analisado os conhecimentos do público após a realização da intervenção. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a proposta didática aplicada foi capaz de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo dos fenômenos físicos e químicos e auxiliá-los no processo de aprendizagem e fixação desse conteúdo. Além disso, foi possível perceber que a intervenção proporcionou uma evolução conceitual aos alunos. Ante o exposto pode-se afirmar que a utilização dessa proposta didática mostrou-se eficiente no processo de ensino-aprendizagem de Química, uma vez que se conseguiu atingir os objetivos propostos.
Descrição: NASCIMENTO, K. K. H. do. Avaliação de uma proposta didática para o ensino dos fenômenos físicos e químicos. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16048
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karina Kátia Hermenegildo do Nascimento.pdfPDF - Karina Kátia Hermenegildo do Nascimento12.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.