Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16049
Título: Gestação e saúde bucal: Avaliação dos conhecimentos e práticas adotadas pelas gestantes
Autor(es): Farias, Laís Gonzaga de
Palavras-chave: Gravidez
Pré-natal odontológico
Promoção da saúde
Saúde bucal
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Um dos períodos mais importantes e de destaque no ciclo da vida é a gravidez, tanto para a mulher como para a família. Levando-se em consideração que a mãe tem um papel fundamental em relação à saúde do bebê, é fundamental que os programas de educação em saúde, englobando o pré-natal odontológico, sejam veementemente realizados, tendo em vista à formação e transformação de atitudes e comportamentos que redundam na geração de hábitos saudáveis futuros. Antes mesmo do nascimento dos filhos, as condições de saúde e as práticas de alimentação materna afetam o desenvolvimento dos dentes e gengivas do feto. Tendo em vista que inicia-se sua formação dentária a partir da sexta semana de vida intra- uterina. Este estudo teve por objetivo avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal adotados pelas gestantes atendidas nos serviços de assistência ao pré-natal, na cidade de Campina Grande – Paraíba. Esta pesquisa foi do tipo transversal e descritiva. Participaram desta pesquisa todas as mães que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Assim, foi elaborado um questionário contendo dez questões que englobavam conhecimentos sobre a saúde bucal. Após a análise dos dados, foi constatada que a maioria das mães não conhecia a transmissibilidade da doença cárie, assim como, não tinham devidas informações sobre o período para início de higienização da cavidade bucal da criança. Sendo assim, preocupante a falta de conhecimento da grande maioria das mães a respeito dos cuidados odontológicos das mesmas e de seus filhos. É dessa forma, necessário e importante, práticas educacionais de promoção da saúde voltadas para este público, abrangendo maior cuidado para com o pré- natal odontológico.
Descrição: FARIAS, L. G. de. Gestação e saúde bucal: Avaliação dos conhecimentos e práticas adotadas pelas gestantes. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16049
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Gonzaga de Farias.pdfPDF - Laís Gonzaga de Farias17.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.