Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16050
Título: Classificação de misturas biodiesel/diesel de acordo com a rota de síntese usando espectroscopia NIR
Autor(es): Duarte, Ellen de Souza Almeida
Palavras-chave: Biodiesel
Diesel
Espectroscopia NIR
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Este trabalho teve como objetivo empregar técnicas de reconhecimento de padrões supervisionadas: Modelagem Suave Independente Por Analogias de Classes (SIMCA), K- vizinhos mais próximos (KNN), Algoritmo das Projeções Sucessivas por Analise Discriminante Linear (SPA-LDA), e Análise Discriminante pelos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-DA) aliadas à espectroscopia do infravermelho próximo (NIR) como um método analítico para a classificação de misturas biodiesel/diesel (B7) através de sua rota de síntese (metílica e etílica). Um total de 180 amostras de misturas biodiesel/diesel B7 foram utilizadas. O modelo PLS-DA apresentou 100% de classificação correta na discriminação das amostras com respeito à rota de síntese, verificou-se a avaliação do modelo por meio de valores de sensibilidade e especificidade para cada parâmetro, na classe de interesse. Portanto, a metodologia proposta é rápida, uma vez que permite a classificação das misturas biodiesel/diesel pela a sua rota de síntese. Por conseguinte, ele pode ser usado no controle de qualidade deste tipo de biocombustível.
Descrição: DUARTE, E. de S. A. Classificação de misturas biodiesel/diesel de acordo com a rota de síntese usando espectroscopia NIR . 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16050
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen de Souza Almeida Duarte.pdfPDF - Ellen de Souza Almeida Duarte17.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.