Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16056
Título: Galileu Galilei e a queda dos corpos
Autor(es): Silva, Francisco Daniel de Pontes
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência
Galileu Galilei
Quedas dos Corpos
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O estudo de episódios históricos pode representar uma das alternativas para se analisar o passado da História da Ciência. Um exemplo de episódio é o da queda dos corpos, teoria elaborada por Galileu Galilei, no século XVII. Lidar com questões fora do “senso comum” pode causar muitas discordâncias e desconfortos, assim foi o que aconteceu com Galileu ao tratar do movimento dos corpos cadentes, devendo-se a diversos fatores (religiosos, filosóficos, epistemológicos, dentre outros). As explicações que Galileu dá à queda dos corpos estão or-ganizadas em forma de diálogo, tendo como principais personagens Salviati (porta-voz gali-laico), Simplício (aristotélico) e Sagredo (ávido por conhecimento); esse diálogo entre os três personagens é conduzido pelas discordâncias e “entendimentos” do que seria o movimento, suas explicações físico-matemáticas, dentre outras questões. Desse diálogo foram utilizados alguns trechos neste trabalho (trechos encontrados em fontes secundárias), mostrando como Galileu construiu o seu raciocínio acerca do movimento de queda dos corpos. Sendo assim, este texto se propôs a apresentar o episódio de “Galileu e a queda dos corpos”, intentando-se descrever como foi elaborada sua teoria para o respectivo movimento, quais dificuldades foram enfrentadas, quais prováveis barreiras epistemológicas foram transpostas para que sua teoria fosse estabelecida ou não. Procurou-se responder aos questionamentos: Definimos Gali-leu como empirista ou racionalista? De um modo geral, os cientistas e a ciência têm um cará-ter mais racionalista ou mais empirista?
Descrição: SILVA, Francisco Daniel De Pontes. Galileu Galilei e a queda dos corpos. 2017. 26 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16056
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Franscisco Daniel de Pontes Silva.pdf7.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.