Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16067
Título: Prevalência e severidade da hipomineralização molar incisivo e sua associação com a cárie dentária em escolares de uma cidade no interior da Paraíba
Autor(es): Sousa, Kêite Meline Fernandes Dantas
Palavras-chave: Cárie Dentária
Odontologia
Hipomineralização
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: Avaliar a prevalência e severidade da hipomineralização molar-incisivo (HMI), e associação deste tipo de defeito de desenvolvimento do esmalte com a cárie dentária em escolares de Cacimba de Dentro, no interior da Paraíba, Brasil. O estudo é do tipo descritivo e transversal. A amostra foi constituída por 302 crianças entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas em seis escolas da zona urbana e três da zona rural da rede municipal de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de exame clínico intra oral realizado no ambiente escolar por única examinadora previamente calibrada. A HMI foi avaliada de acordo com os critérios propostos pela academia europeia de odontopediatria e cárie dentária pelo índice CPO-D. Para analisar a interação da HMI com possíveis fatores etiológicos manifestados no período gestacional e primeiros anos de vida, além de outros fatores ambientais, comportamentais e sócio econômicos os dados coletados foram submetidos à análise descritiva e inferencial por meio de teste ANOVA de 1 via, correlação de Pearson e regressão linear com intervalo de confiança de 95%. A prevalência de MHI encontrada foi de 2,64%, em sua maioria meninas (62,5%). Todas as lesões foram classificadas como de leve à moderada e com tonalidade branca. Os molares inferiores foram mais acometidos que os superiores seguidos pelos incisivos centrais superiores. Houve correlação negativa entre a presença de HMI e o número de escovações diárias (r = -,135, p = 0,019). Não se constatou associação da HMI com nenhum dos possíveis fatores etiológicos investigados (complicações gestacionais, peso ao nascimento, uso frequente de antibiótico). A prevalência de cárie identificada foi de 32,45%, sendo constatada associação entre cárie (F = 292,053, p = 0,00) e necessidade de tratamento (F = 235,527, p = 0,00) com a HMI. A prevalência de HMI foi baixa e a severidade restrita aos níveis leve e moderado, contudo, a associação com cárie dentária encontrada demonstra a importância do diagnóstico precoce e tratamento. Frente a dificuldade e complexidade no estabelecimento dos fatores etiológicos da HMI, estudos prospectivos e longitudinais são necessários para esclarecer os fatores associados ao seu desenvolvimento e suas repercussões clínicas.
Descrição: SOUSA, Kêite Meline Fernandes Dantas. Prevalência e severidade da hipomineralização molar incisivo e sua associação com a cárie dentária em escolares de uma cidade no interior da Paraíba. 2016. 33 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16067
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Kêite Meline Fernandes Dantas Sousa.pdf8.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.