Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16078
Título: Uso do ácido salicílico como mitigador de estresse biótico e abiótico em plantas cultivadas
Autor(es): Melo, Carmen Minely Sousa
Palavras-chave: Antioxidante
Hormônio vegetal
Ácido salicílico
Molécula sinalizadora
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O ácido salicílico (AS) é um composto fenólico classificado como hormônio vegetal que participa de vários processos fisiológicos além de atuar como um antioxidante nas plantas. Essa molécula sinalizadora vem sendo muito estudada atualmente por diversos pesquisadores, por apresentar funções que favorecem de forma significativa o desenvolvimento do vegetal até mesmo em condições de estresse. Neste sentido, o objetivo desta revisão de literatura, foi avaliar os efeitos do AS em plantas sob diferentes condições de estresse, seja biótico ou abiótico, bem como, elucidar as vias de biossíntese deste ácido, visando demonstrar como ele atua. Além das funções que o AS desempenha nas plantas em ambientes normais (regulares) como aumento da altura, número de flores, frutos e folhas, esse ácido desempenha um papel importante especialmente em plantas expostas a estresses, tais como, manutenção do potencial fotossintético, aumento da absorção de minerais, aceleração da fase de germinação, redução de danos oxidativos, melhoria da resistência contra patógenos. Logo, todos esses resultados nos levam a crer que o AS pode ser considerado uma alternativa eficiente principalmente para a agricultura, devido à melhoria da qualidade dos vegetais.
Descrição: MELO, C. M. S. Uso do ácido salicílico como mitigador de estresse biótico e abiótico em plantas cultivadas. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16078
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carmen Minely Sousa Melo.pdfPDF - Carmen Minely Sousa Melo8.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.