Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16080
Título: Futebol na perspectiva da cultura corporal e o áudio visual como instrumento pedagógico
Autor(es): Santos, Michel Rodrigues dos
Palavras-chave: Futebol
Educação Física Escolar
Recursos didáticos
Internet
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A presente pesquisa teve como instrumento de estudo o elemento da cultura corporal do futebol e a produção áudio visual, tendo como referência os mais de cem anos da modalidade no Brasil. A finalidade do estudo consiste na construção de um acervo de documentários em vídeos nacionais sobre a prática corporal do futebol voltado para as aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa documental define-se metodologicamente no plano do âmbito qualitativo e teve como lócus de investigação a internet. Na pesquisa, foi definida uma frequente coleta de dados e a ênfase do trabalho foi voltada para as produções brasileiras, sendo assim, os documentários internacionais não foram incluídos nas informações coletadas. A internet é uma esfera que facilita a troca de informações, e é através dela que o futebol se difunde por todo o mundo, ajudando a tornar o esporte ainda mais popular e amado por muitos, sendo assim, é através dessa ferramenta que podemos encontrar referências sobre a prática do esporte, pois lá é onde estão acessíveis vídeos, documentários, artigos, textos, matérias jornalísticas, comerciais e depoimentos de praticantes da modalidade. Foi constatado que as informações audiovisuais relacionadas ao futebol são extremamente vastas e diversificadas, portanto, foi possível selecionar 27 vídeos para fazer parte do acervo criado. Os vídeos foram classificados de acordo com seu tempo de duração, além disso também foi feita uma identificação de cada vídeo, através de sinopses e palavras-chave, com objetivo de facilitar a pesquisa do material desejado. Tendo em vista a atual limitação presente nas escolas em relação ao ensino do futebol, este trabalho é d e grande importância, pois trará contribuições significativas, possibilitando a utilização de um novo método didático, para melhoria desse ensino, que hoje ainda é realizado de forma restrita apenas aos métodos técnicos e táticos.
Descrição: SANTOS, M. R. dos. Futebol na perspectiva da cultura corporal e o áudio visual como instrumento pedagógico. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16080
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michel Rodrigues dos Santos.pdfPDF - Michel Rodrigues dos Santos12.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.