Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16089
Título: Reflexões sobre o uso da robótica educacional no ensino de funções trigonométricas
Autor(es): Silva Júnior, Elídio Raimundo da
Palavras-chave: Robótica educacional
Ensino de Matemática
Função trigonométrica
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: A matemática tradicionalmente é uma disciplina amada por poucos e temida por muitos, partindo desse cenário tão cruel onde à matemática habita, a pesquisa tenta responder algumas perguntas: a) quais vantagens a robótica educacional pode propiciar na aprendizagem da matemática?; b) quais as dificuldades encontradas pelos alunos na utilização da robótica educacional nas aulas de matemática?. O trabalho teve como objetivo verificar se realmente existe um estímulo positivo nos alunos ao ser utilizada a robótica educacional no ensino de funções trigonométricas, para isso foram utilizados como ferramenta os kits de robótica da marca Fischertechnik. De modo que, o Kit foi utilizado com a finalidade de desenvolver o raciocínio lógico, ampliar a percepção dos alunos diante de diferentes formas de representação semiótica e melhorar o entendimento de alguns conceitos matemáticos. Foram desenvolvidas 3 atividades envolvendo robótica e funções trigonométricas. Ao fim do trabalho, foi respondido um questionário, sendo este pelos alunos, com a finalidade de averiguar se a Robótica teve um papel importante na aprendizagem da matemática segundo os próprios alunos.
Descrição: SILVA JÚNIOR, E. R. da. Reflexões sobre o uso da robótica educacional no ensino de funções trigonométricas. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16089
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elídio Raimundo da Silva Júnior.pdfPDF - Elídio Raimundo da Silva Júnior12.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.