Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16091
Título: Estudo da utilização de medicamentos em pacientes oncológicos hospitalizados
Autor(es): Brito, Vanderleya da Silva
Palavras-chave: Pacientes oncológicos
Antieméticos
Farmacêutico clínico
Farmacoterapia
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: Náuseas e vômitos são muito frequentes em pacientes portadores de câncer, por conseguinte, os antieméticos pertencem a uma das classes de medicamentos mais utilizadas na clínica oncológica. O trabalho teve como objetivo estudar a utilização de medicamentos em pacientes oncológicos, atendidos em um centro de cancerologia. Os pacientes foram devidamente acompanhados através de uma ficha farmacoterapêutica, que foi preenchida de acordo com a entrevista feita com os pacientes e a observação dos prontuários. A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Foram acompanhados 80 pacientes, maioria do sexo feminino (53,5%), com a média de idade de 60,6 anos. A amostra fez uso no total de 67 medicamentos, dos quais 64 pacientes faziam uso de 5 ou mais medicamentos (80%). 77 pacientes fizeram uso de antieméticos, onde verificou-se uma baixa incidência de náuseas e vômitos. Dentre os 80 pacientes, 33,7% apresentaram suspeitas de reações adversas. Foram encontradas 132 possíveis interações medicamentosas, dentre essas a mais prevalente foi entre ondansetrona e tramadol. Os antieméticos utilizados foram eficazes para náuseas e vômitos, no entanto, em relação a segurança, merecem atenção especial quanto aos distúrbios extrapiramidais e alterações cardíacas, como o prolongamento do intervalo QT, principalmente diante das inúmeras interações medicamentosas, aumentando o risco de reações adversas e toxicidade. Diante disso, vê-se o profissional farmacêutico como um agente de grande importância na atuação junto a equipe clínica para promoção do uso racional de medicamentos.
Descrição: BRITO, V. da S. Estudo da utilização de medicamentos em pacientes oncológicos hospitalizados. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16091
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderleya da Silva Brito.pdfPDF - Vanderleya da Silva Brito24.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.