Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16092
Título: Estudo comparativo de uma edificação em estrutura metálica/concreto pré-moldado
Autor(es): Fonseca, João Marcos Araújo da
Palavras-chave: Estrutura metálica
Concreto pré-moldado
Construção sustentável
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A grande parte do Mundo ainda não se encontra totalmente sensibilizada para as questões ambientais que gradualmente vão deteriorando o nosso planeta. O concreto pré-moldado é visto, em via de regra, como menos impactante do que as estruturas metálicas, especificame n- te as fabricadas com aço. Neste trabalho, é efetuada uma abordagem sobre a construção metá- lica ao longo de três partes. A primeira parte é constituída por uma introdução sobre a fabrica- ção do aço, e pela classificação dos vários tipos de metais e ligas metálicas. Na segunda parte, é abordado o conceito de sustentável e o seu enquadramento no setor da construção, e é fei- ta uma introdução à metodologia de avaliação de ciclo de vida. Na terceira parte, é abordado um estudo de caso que mostra um galpão com as mesmas dimensões, mesmos aspectos regi o- nais e mesma finalidade de ocupação. Diante dos resultados obtidos através deste estudo, os valores encontrados nos orçamentos, conclui-se que a estrutura de aço é mais eficiente e ofe- rece maior rapidez na entrega da obra com redução do tempo de execução de aproximada- mente 36%, além de ser 20% mais econômica que a concreto pré-moldado.
Descrição: FONSECA, J. M. A. da. Estudo comparativo de uma edificação em estrutura metálica/concreto pré-moldado. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16092
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Marcos Araújo da Fonseca.pdfPDF - João Marcos Araújo da Fonseca16.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.