Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16094
Título: Tentativas de suicídio por intoxicação: Relato de experiência
Autor(es): Costa, Alba Rossana Vieira
Palavras-chave: Intoxicação
Suicídio
Equipe de Enfermagem
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: Introdução: O suicídio tem figurado, no cenário mundial, como a segunda maior causa de morte entre jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade. No mundo aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Esses números apontam o motivo pelo qual o suicídio é considerado um problema de saúde pública. A intoxicação está entre as formas mais utilizadas para esse fim. Pode-se definir intoxicação como sendo um processo patológico causado por substâncias químicas endógenas ou exógenas e caracterizado por desequilíbrio fisiológico, em consequência das alterações bioquímicas no organismo. Objetivo: O objetivo deste foi de relatar a experiência de uma graduanda em Enfermagem como estagiária/plantonista no CEATOX-CG, com ênfase nos casos de intoxicação no contexto da tentativa de suicídio. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estágio no Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CEATOX-CG) que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF), no período de setembro de 2016 a setembro de 2017. Relato de experiência: Durante o período de estágio foram desenvolvidas pela estagiária atividades de orientação e assistência aos profissionais de saúde e população em geral acerca de intoxicações, além da notificação desses casos em fichas do SINAN, bem como o acompanhamento e evolução clínica de 24 pacientes intoxicados, atuando sempre em conjunto com a equipe de enfermagem, equipe médica e demais membros da equipe multiprofissional. Considerações finais: A atuação no serviço e as vivências de atendimentos em casos de intoxicações constituíram um diferencial na formação da estagiária enquanto futura enfermeira. Tal experiência foi concluída de maneira positiva e avaliada como uma oportunidade ímpar de desenvolver habilidades profissionais, intelectuais e humanas.
Descrição: COSTA, A. R. V. Tentativas de suicídio por intoxicação: Relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16094
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alba Rossana Vieira Costa.pdfPDF - Alba Rossana Vieira Costa10.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.