Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16100
Título: Análise de sobrevivência marginal aplicada a dados simulados no R
Autor(es): Ramos, Moisés de Farias
Palavras-chave: Análise de sobrevivência
Múltiplos Eventos por Indivíduo
Modelagem marginal
Data do documento: 9-Fev-2018
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é utilizar técnicas de análise de sobrevivên- cia com a finalidade de aplicar a um conjunto de dados com múltiplos eventos por indivíduo. Como o modelo de Cox não se enquadra para essa situação, optou-se por trabalhar com os seguintes modelos marginais: Modelo AG, Modelo PWP e Modelo WLW. Para selecionar o modelo com o melhor ajuste ao conjunto de dados, utilizou-se o método backward e os critérios AIC e BIC. Após isso, verificou-se se o pressuposto da proporcionalidade é satisfeito para o modelo selecionado via teste de proporcionalidade e gráfico dos resíduos padronizados de Schoenfeld e por último verificou-se se tinha pontos atípicos ou outliers através do gráfico dos resíduos de Martingale. O modelo que melhor se ajustou ao conjunto de dados foi o WLW. A simulação do conjunto de dados foi feita utilizando o pacote survsim do software R e as variáveis preditoras consideradas na simulação foram denominadas de x1 , x2 e x3 . O intuito da modelagem é saber a influência que cada uma das variáveis ou fatores têm sobre o tempo de falha.
Descrição: RAMOS, M. de F. Análise de sobrevivência marginal aplicada a dados simulados no R. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16100
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moisés de Farias Ramos.pdfPDF - Moisés de Farias Ramos14.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.