Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16101
Título: Estudo fitoquímico preliminar e triagem citotóxica do extrato etanólico bruto das folhas de Varronia globosa Jacq. (BORAGINACEAE sensu lato)
Autor(es): Cassiano, Thays Thyara Mendes
Palavras-chave: Etnobotânica
Fitoquímica
Toxicidade
Varronia globosa
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: Varronia globosa pertencente à família Boraginaceae, é uma planta conhecida popularmente como Maria-preta. A espécie é amplamente distribuída na região Nordeste do Brasil, sendo utilizada a decocção ou infusão das suas folhas para alívio de dores reumáticas, indigestões e cólicas menstruais. Porém, para que sua real atividade seja comprovada e a sua utilização se torne segura, alguns estudos como o botânico, fitoquímico, toxicológico e farmacológico, são de fundamental realização. O objetivo deste estudo foi obter o Extrato Etanólico Bruto (EEB) das folhas de Varronia globosa, realizar estudos fitoquímicos qualitativos comparativos, assim como investigar a atividade toxicológica frente à Artemia salina, do EEB. As folhas foram coletadas em período com baixa umidade e volume pluviométrico, passaram por processo de secagem e foram trituradas para a obtenção da droga vegetal. Realizou-se a prospecção fitoquímica para obtenção do EEB e um screening fitoquímico qualitativo em água, metanol, clorofórmio e solução de ácido clorídrico, comparando a presença de metabólitos secundários em EEB das folhas de V. globosa produzidos de plantas oriundas de locais e épocas diferentes (Santa Luzia e Puxinanã, Paraíba). Uma triagem realizada anteriormente serviu como parâmetro de comparação. Realizou-se também a atividade toxicológica do EEB, frente à ensaios com cistos de Artemia salina, determinando sua concentração letal média (CL50). A avaliação fitoquímica preliminar sugeriu a presença de esteroides e triterpenoides majoritariamente, diferindo do estudo a qual foi comparado, que apresentou saponinas e flavonoides de maneira significativa. O bioensaio toxicológico apresentou como CL50 o valor de ~ 1.241 µg/mL, não sendo considerado tóxico. Isto mostra que, estes estudos são importantes no direcionamento para o isolamento e identificação de compostos presentes e para caracterização da atividade biológica dessa planta medicinal, bem como, a Varronia globosa apresenta um bom perfil fitoquímico, além de mostrar-se como seguro para análises posteriores da espécie.
Descrição: CASSIANO, T. T. M. Estudo fitoquímico preliminar e triagem citotóxica do extrato etanólico bruto das folhas de Varronia globosa Jacq. (BORAGINACEAE sensu lato). 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16101
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Thyara Mendes Cassiano.pdfPDF - Thays Thyara Mendes Cassiano12.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.