Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16104
Título: O cuidar de pessoas idosas hospitalizadas por diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica
Autor(es): Amaral, Jonábia Alves Demétrio
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Idoso
Diabetes mellitus
Hipertensão
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Tratou-se de um estudo documental e descritivo, com abordagem quantitativa, cujos objetivos foram: traçar o perfil de idosos portadores de diabetes e hipertensão hospitalizados; e descrever a formação técnico-profissional da equipe de saúde que está atuando no cuidado junto a essas pessoas idosas que foram hospitalizadas por diabetes e hipertensão em um hospital do município de Campina Grande/PB. O local escolhido foram as Alas C e D do Hospital Universitário Alcides Carneiro, situado no município de Campina Grande/PB. Como resultado, foram avaliados 154 prontuários totais e selecionados 55 prontuários que eram de idosos portadores de diabetes e hipertensão, equivalendo-se a um percentual de 35,7% das internações no período de Abril a Junho de 2016. Dos 55 prontuários analisados, 11 citavam o profissional da geriatria, 13 faziam menções dos termos idosos e aposentados, remetendo a hipótese de que o processo de envelhecimento foi levado em consideração como princípios do cuidado prestado a esses indivíduos, deduzindo-se que 42 não mencionaram nada relativo à pessoa idosa, o foco central foi o processo de cuidar baseado na doença de base. Conclui-se, com o estudo que há a necessidade de formação de profissionais aptos no cuidar de pessoas idosas, de modificações no padrão estrutural das instituições hospitalares frente às necessidades do idoso e de orientação aos cuidadores e acompanhantes.
Descrição: AMARAL, J. A. D. O cuidar de pessoas idosas hospitalizadas por diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16104
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonábia Alves Demétrio Amaral.pdfPDF - Jonábia Alves Demétrio Amaral14.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.