Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16109
Título: O impacto dos aspectos socioeconômicas de escolares da cidade de Araruna-PB na saúde bucal
Autor(es): Januário, Marcus Vinícius Sousa
Palavras-chave: Saúde Bucal
Renda
Escolaridade
Data do documento: 7-Mar-2017
Resumo: Objetivo: Analisar a influência do acompanhamento dos pais ou responsáveis na saúde bucal das crianças de 12 anos das escolas municipais e estaduais de Ensino Fundamental II da zona urbana e do Sítio Mata Velha da cidade de Araruna, PB, com foco nos índices de gênero, renda familiar e grau de escolaridade. Métodos: Foi realizado um corte transversal, com abordagem descritiva e exploratória, com atuação em campo. Foram avaliados 44 questionários dos responsáveis de estudantes das escolas públicas de Araruna-PB. Os responsáveis foram abordados nas escolas, pela pesquisa Família e infância: acompanhamento e avaliação de saúde bucal, UEPB/CNPq COTA 2013-2014. As variáveis trabalhadas nesse estudo foram: gênero, renda familiar e grau de escolaridade. Os resultados foram organizados no Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 18 e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: Verificou-se o predomínio do gênero feminino, representadas 84,1%. A renda familiar de 61,4% dos participantes é de menos de um salário mínimo, tendo como renda familiar apenas o benefício da Bolsa Família. Sobre o grau de escolaridade dos responsáveis, 61,4% dos participantes não concluíram o ensino fundamental por completo e apenas 13,6% concluíram um curso superior. Conclusões: Os responsáveis negligenciam reuniões sobre saúde bucal, o gênero feminino se mostrou mais presente na pesquisa quanto o gênero masculino, 61,4% dos responsáveis tem apenas o ensino fundamental completo e tem como renda familiar o benefício da Bolsa Família tendo relação com os grupos de risco sociodemográfico que estão associados a cárie e as doenças periodontais.
Descrição: JANUÁRIO, Marcus Vinícius Sousa. O impacto dos aspectos socioeconômicas de escolares da cidade de Araruna-PB na saúde bucal. 2017. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16109
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Marcus Vinnícius Sousa Januário.pdf4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.